Sábado, 3 de Dezembro de 2011
Óbidos. Investimento em sistema LED reduz custos da iluminação de Natal para 400 euros

Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED, que permitem reduzir para cinco vezes menos os gastos de energia.

"Investimos na reconversão de toda a iluminação de Natal em LED e contamos gastar em energia apenas 400 euros durante todo o evento Vila Natal, enquanto que se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros", disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Património, José Parreira.

A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento de 100 mil euros efetuado entre 2009 e 2010 na aquisição de um sistema de iluminação LED (sigla de ‘light emitting diode’, ou seja, diodo emissor de luz, sendo o diodo o tipo mais simples de semicondutor de corrente elétrica). Segundo o administrador, o sistema "tem um gasto de energia entre cinco a seis vezes inferior às lâmpadas tradicionais".

Além da poupança na fatura energética, o investimento permitiu já nos últimos dois anos reduzir as despesas de aluguer de iluminações de Natal, cujos custos rondariam os 50 mil euros anuais.

No total, 2,5 quilómetros de iluminação com "muitos milhares de LED" vão estar acesos na vila até 11 de janeiro, data do feriado municipal, simbolizando não apenas "a aposta na redução de custos" mas também a "componente ecológica da Vila Natal, que se assume cada vez mais como um evento amigo do ambiente", sublinhou José Parreira.

A iniciativa decorrerá na vila entre 08 de dezembro e 03 de janeiro de 2012.

O aluguer de uma pista de gelo de classe A (a mais alta eficiência energética numa escala que vai do A ao G), a separação de resíduos em todo o recinto do evento, a utilização das lonas promocionais na confeção de artigos reciclados comercializados na ‘gift shop’ (loja de presentes) de Óbidos e "o incentivo a que todos os pontos de venda utilizem materiais reutilizáveis" são alguns de exemplos da "preocupação ecológica" da empresa organizadora do certame.

A par disso, "temos incentivado a CP e a rodoviária a realizarem comboios e carreiras especiais durante o evento, convidando os visitantes a usarem o transporte público, reduzindo o número de carros na vila e o impacto ambiental ao nível de emissão de gases", acrescentou o responsável.

A redução das emissões de carbono e o incentivo às boas práticas ambientais "há vários anos que faz parte da agenda de Óbidos e, sobretudo nesta época do ano, em que há um grande aumento do consumo energético, consideramos importante sensibilizar os visitantes para este desígnio nacional de poupar recursos, não apenas em tempo de crise, mas como princípio", concluiu José Parreira.

fonte:http://www.ionline.pt/


tags: ,

publicado por adm às 19:09
link do post | comentar | favorito

.posts recentes

. Novidade Avant: luminária...

. Trocar lâmpada incandesce...

. Use lâmpadas economizador...

. Philips lança lâmpada con...

. Lâmpadas de LED com Wi-Fi...

. Iluminação adequada pode ...

. Nova lâmpada com LED dura...

. As Vantagens das Lâmpadas...

. O que deve perguntar ante...

. Nova lâmpada dura 40 anos...

. Como escolher a lâmpada m...

. UE proíbe fabrico e impor...

. A lâmpada de Edison vai a...

. Uma lâmpada que gera mais...

. Philips apresenta lâmpada...

. Tecnologia LED tende a cr...

. Empresa cria lâmpada de r...

. Óbidos. Investimento em s...

. Nova Lâmpada LED imita a ...

. Microlâmpadas de plasma s...

.arquivos

. Abril 2013

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Agosto 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Março 2010

.links
.tags

. todas as tags

.subscrever feeds