Sábado, 17 de Novembro de 2012
Use lâmpadas economizadoras

Para muitos, luzes de Natal nas árvores, à volta da lareira e até no jardim sãc decorações essenciais.

Criam um ambiente acolhedor e é tentador ligá-las durante o dia dentro de casa, assim como à noite. Isto ajuda a contribuir para o facto de consumirmos muito mais energia em casa durante o Natal, o que por sua vez tem impacto no ambiente e nas alterações climatéricas.

Por isto, justifica-se a mudança para LEDs e lâmpadas economizadoras em casa.

Se deixar ligado um conjunto de luzes de Natal em casa durante dez horas por dia nos 12 dias de Natal, produzirá dióxido de carbono (um dos principais gases do efeito de estufa) suficiente para encher 64 balões de festa.

As luzes exteriores tendem a usar ainda mais energia, pois geralmente têm mais watts e são, assim, menos economizadoras. Contudo, é fácil poupar energia e ter ainda assim luzes bonitas.

Luzes LED
As luzes da árvore de Natal com díodos emissores de luz (LED) emitem uma luz vibrante que usa menos 80 por cento de energia do que as luzes de Natal convencionais. Também duram mais e não aquecem tanto como as lâmpadas tradicionais, pois não têm filamento. O brilho da cor torna as luzes LED indicadas para utilização dentro e fora de casa.

As luzes a energia solar também são uma boa opção e, mesmo num dia invernoso, absorvem sol suficiente para iluminarem uma árvore de Natal interior ou exterior sem necessitarem de energia eléctrica.

Lâmpadas economizadoras
Tal como as lâmpadas LED, as lâmpadas economizadoras usam cerca de um quarto da electricidade das lâmpadas padrão e duram até 12 vezes mais. As evoluções tecnológicas fizeram com que estas lâmpadas sejam agora vendidas em vários formatos e tamanhos.

Procure o logótipo de recomendação energética para encontrar os produtos mais economizadores na sua loja.

Saiba na próxima página alguns factos curiosos sobre energia

 

Factos sobre energia

. Uma casa com um jogo de luzes de Natal extravagantes gasta dinheiro suficiente para aquecer e abastecer uma casa comum durante seis semanas e produz 400 kg de dióxido de carbono, mais do que suficiente para encher dois autocarros de dois andares.

. Apenas 10 por cento da electricidade usada para acender uma lâmpada comum é transformada em luz. Os outros 90 por cento são desperdiçados sob a forma de calor.

. Se todos os lares do Reino Unido usassem apenas lâmpadas economizadoras, poder-se-ia poupar energia suficiente para fechar uma central eléctrica.

. Uma lâmpada economizadora poupa até 6 euros e cerca de 40 kg de dióxido de carbono por ano. Como dura até 12 vezes mais, pode poupar até 50 euros antes de a substituir. Estas poupanças já contabilizam o preço mais elevado das lâmpadas economizadoras.

. Recicle em segurança todas as lâmpadas economizadoras, pois contêm pequenas quantidades de mercúrio. Use luvas para pegar nas lâmpadas, coloque-as num saco de plástico e leve-as ao ecocentro mais próximo. Se não souber onde fica pergunte na câmara municipal.

 

fonte:http://mulher.sapo.pt/l 



publicado por adm às 23:24
link do post | comentar | favorito

.posts recentes

. Novidade Avant: luminária...

. Trocar lâmpada incandesce...

. Use lâmpadas economizador...

. Philips lança lâmpada con...

. Lâmpadas de LED com Wi-Fi...

. Iluminação adequada pode ...

. Nova lâmpada com LED dura...

. As Vantagens das Lâmpadas...

. O que deve perguntar ante...

. Nova lâmpada dura 40 anos...

. Como escolher a lâmpada m...

. UE proíbe fabrico e impor...

. A lâmpada de Edison vai a...

. Uma lâmpada que gera mais...

. Philips apresenta lâmpada...

. Tecnologia LED tende a cr...

. Empresa cria lâmpada de r...

. Óbidos. Investimento em s...

. Nova Lâmpada LED imita a ...

. Microlâmpadas de plasma s...

.arquivos

. Abril 2013

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Agosto 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Março 2010

.links
.tags

. todas as tags

.subscrever feeds